_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Primeira Dama - Elzira Dantas Gonçalves Pereira Machado
Elzira Dantas Gonçalves Pereira Machado

Rio de Janeiro, Brasil, 15.12.1865
Porto, 21.04.1942

Descendente de uma família da alta burguesia da região de Paredes de Coura que fizera fortuna no Brasil, casa com Bernardino Machado, seu conterrâneo, em Janeiro de 1882, e com ele virá a ter dezanove filhos.

A par da gestão do património familiar, desenvolve uma intensa actividade cívica, colaborando em várias organizações de defesa dos direitos das mulheres.
Quando o marido assume pela primeira vez a Presidência da República, em 1915, mantém o dinamismo anterior. Com a entrada de Portugal na I Guerra Mundial, lança a Cruzada das Mulheres Portuguesas, cujo objectivo central é o auxílio aos soldados mobilizados e às suas famílias.

No final de 1917, Bernardino Machado é deposto da chefia do Estado e obrigado ao exílio. Reconduzido nas mesmas funções em 1925, é novamente afastado pelo golpe militar de 28 de Maio de 1926. Elzira acompanha-o nos dois exílios, o primeiro que se prolonga até 1919 e o segundo que apenas termina em 1940, dois anos antes da sua morte.




< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica