_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Primeira Dama - Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes
Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes

Almada, 29.12.1938

Casa com António Ramalho Eanes em Outubro de 1970, numa cerimónia íntima realizada na capela do Palácio de Queluz. O casal tem dois filhos.

Licenciada em Direito, principia a sua vida profissional no Ministério da Saúde e Assistência, transferindo-se depois sucessivamente para o Instituto de Obras Sociais e para o Ministério da Educação.

No final de Junho de 1976, o marido torna-se o primeiro Presidente da República eleito por sufrágio universal e directo. Decidindo assumir o seu novo papel a tempo inteiro, Manuela Eanes acompanha o marido em viagens oficiais no país e ao estrangeiro, recebe chefes de Estado, conhece inúmeras personalidades do mundo artístico e cultural que visitam Portugal. E é na Presidência que nasce o segundo filho do casal.

Paralelamente, desenvolve os seus próprios projectos de acção social e cívica. No ano de 1983, é uma das fundadoras do Instituto de Apoio à Criança, organização não governamental destinada a contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, assumindo até hoje a sua presidência.

No final do segundo mandato do marido, participa activamente na campanha eleitoral do Partido Renovador Democrático (PRD) e na campanha presidencial de Francisco Salgado Zenha.



< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica