_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Primeira Dama - Maria de Jesus Simões Barroso Soares
Maria de Jesus Simões Barroso Soares

Fuzeta, 02.05.1925
Lisboa, São Domingos de Benfica 07.07.2015

É na universidade que conhece Mário Soares, com quem casa em Fevereiro de 1949, por procuração, quando este se encontra preso no Aljube. O casal tem dois filhos.

Em 1943, conclui o Curso de Arte Dramática do Conservatório Nacional, iniciando uma carreira como actriz profissional. Na década de 50, termina a licenciatura em Histórico-Filosóficas.

Activista da oposição ao Estado Novo desde os anos 40, é afastada do teatro em consequência disso (1948), sendo igualmente impedida de exercer o ensino. Fundadora do Partido Socialista (1973), após o 25 de Abril de 1974 é eleita deputada nas suas listas por três vezes.

Em 1986, o marido é eleito Presidente da República. Maria Barroso é presença constante ao seu lado, acompanhando-o em numerosas visitas oficiais no país ou no estrangeiro e assumindo o papel de anfitriã na recepção de chefes de Estado e de outras personalidades. Em simultâneo, continua a assegurar a direcção do Colégio Moderno e desenvolve os seus próprios projectos de intervenção social e cultural. Designadamente, constitui a Associação para o Estudo e Prevenção da Violência (1990) e a Fundação Fundação Pro Dignitate (1994), que ainda hoje preside.

Em Julho de 1997, assume ainda a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, lugar que ocupa até 2003.

Morre a 7 de Julho de 2015, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.




< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica