_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 I RepúblicaEstado NovoDemocraciaBarra Cronológica
Primeira Dama - Maria José Rodrigues Ritta
Maria José Rodrigues Ritta

Lisboa, 19.12.1941

Casa com Jorge Sampaio em Abril de 1974, numa cerimónia civil e discreta. O casal tem dois filhos.

Em 1967, entra para a TAP, iniciando uma longa e bem sucedida carreira. Supervisora do serviço de atendimento público em 1969, ascende, no final da década de 70, à direcção comercial da empresa.

Em 1996, o marido toma posse como Presidente da República. Após 30 anos de carreira, Maria José Ritta decide deixar a TAP e assumir a tempo inteiro o papel de "colaboradora número um do Presidente", como sempre se considera.

Ao lado de Jorge Sampaio, marca presença em inúmeras cerimónias oficiais e de Estado. Ambicionando transformar o papel «caritativo» normalmente reservado à primeira-dama num lugar de intervenção social, dá à defesa de grandes causas uma especial atenção.

Os direitos da criança, a terceira idade, a pobreza, a pessoa com deficiência ou a integração dos socialmente excluídos são alguns dos temas que lhe são caros. Em 2001, preside à Comissão Nacional para o Ano Internacional do Voluntariado, promovendo várias iniciativas que visam incentivar o voluntariado nas mais diversas frentes e contribuir para a elaboração de um plano nacional de promoção e divulgação do trabalho voluntário.




< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica