Destaques Arquivo MPR #01
«Portugal 1934».
Entre os milhares de documentos disponíveis no Arquivo dos Presidentes – MPR para consulta on-line, encontramos duas cópias de «Portugal 1934» que pertenceram ao Presidente da República, Óscar Carmona, e que constituem exemplo maior da propaganda oficial do Estado Novo.
A nomeação de António Ferro, no final de 1933, para chefiar o Secretariado de Propaganda Nacional (SPN) inaugura um novo estilo: mensagens políticas simples, mas muito eficazes, inseridas na denominada «Política do Espírito». O álbum «Portugal 1934» nasceu da vontade do responsável pela imagem do Estado Novo em documentar, através de imagens expressivas, o progresso da Nação sob os auspícios do novo regime.
«Portugal 1934» é um álbum bilingue, em Português e Francês, de dimensões consideráveis (43,5x32cm). Fortemente influenciado pela estética italiana e russa, possui um dinamismo invulgar – resultado das sequências fotográficas em diagonais ascendentes ou tomadas de vista em contrapicado –, onde a fotografia é manipulada para construir novas imagens e o texto se resume a notas estatísticas.
José Leitão de Barros foi o diretor artístico de «Portugal 1934», um País imaginado para exportação: organizado, disciplinado, multicultural, trabalhador, moderno, bélico. A matéria-prima para a composição gráfica veio de fotógrafos consagrados como Joshua Benoliel, João Martins, Octávio Bobone, Denis Salgado, Horácio e Mário Novais, Ferreira da Cunha, Serra Ribeiro, Foto Alvão, entre outros.
«Portugal 1934» é um dos cinco livros portugueses que entraram na prestigiada obra de história da fotografia The Photobook: a History (Martin Parr e Gerry Badger, 2004-2014).
O Arquivo dos Presidentes – MPR disponibiliza integralmente a obra «Portugal 1934» em duas versões: capa azul e capa laranja.