_newsletter_contactos_
 
 
InícioInformaçõesSobre o MuseuExposiçõesVisita VirtualPresidentesEducaçãoFormaçãoArquivo DigitalAgendaImprensaMPR Júnior
Facebook
Google+
Twitter
YouTube
Flickr
 PermanenteTemporáriasItinerantesArquivo
Nós na Arte - Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea
Júlio Pomar, Arrufo
Aumentar Aumentar Aumentar Aumentar
 1 2 »

Reconhecidas e apreciadas a nível nacional e internacional, as Tapeçarias de Portalegre surgiram na década de 40 do século XX, quando dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro, decidiram recuperar a tradição dos tapetes de ponto de nó naquela cidade do Alentejo. Recorrendo a uma técnica única e partindo sempre da obra de um pintor, as tapeçarias ganharam desde então grande prestígio, impondo-se como um dos produtos culturais portugueses de referência.

Promover e valorizar esta forma singular de arte, considerada património cultural nacional, é o grande objectivo da exposição “Nós na Arte - Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea” que o Museu da Presidência da República apresenta no Palácio de Belém, em parceria com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e o Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino.

A exposição reúne alguns dos mais notáveis trabalhos de tapeçaria realizados desde a década de 1940 e muitos dos "cartões" originais executados por artistas consagrados, nacionais e estrangeiros, que desde cedo se interessaram por este suporte. Por isso, "Nós na Arte" é, também, uma exposição de pintura moderna e contemporânea que junta nomes como Almada Negreiros, Camarinha, João Tavares, Le Corbusier, Susanne Dolesch, John Olsen, Vieira da Silva, Carlos Botelho, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Cargaleiro, Menez, entre outros. Há também lugar para a mostra de obras de artistas mais jovens, como Rigo e Rui Moreira, indiciando que o interesse dos criadores contemporâneos por esta técnica está longe de esgotar o seu potencial.

De 2009/04/29 até 2009/07/31

Palácio de Belém
Ter a Sex: 14h30-17h30
Sáb e Dom: 10h-17h30

Visitas guiadas (marcação prévia)
Duração: 30 minutos
Público: adulto e infantil
Peddy-paper disponível para crianças

Grupos de 10 (mínimo) a 30 (máximo) pessoas

Informações e marcações:
213 614 660
museu@presidencia.pt

Cartaz

Press Release

< Voltar atrás
Presidência da República_links_site acessível[D] site acessível_ comentários_e-cards_mapa do site_informação legal
Museu da Presidência da República     Desenvolvido por Vector21.com    _ficha técnica