Depois do sucesso registado no Palácio da Cidadela de Cascais, a exposição «Boa viagem, Senhor Presidente! 100 anos da Primeira Visita de Estado» segue para a Alfândega do Porto para contar a história da primeira vez que o Presidente da República portuguesa viajou oficialmente ao estrangeiro, há 100 anos.
A Alemanha declarara guerra a Portugal em março de 1916, o que levou ao envio de tropas portuguesas para a frente de guerra na Europa. Em janeiro de 1917, partiram para a Flandres francesa os primeiros homens do Corpo Expedicionário Português (CEP), e no final do verão foi tomada a decisão da viagem presidencial. O objetivo principal era o encontro do Presidente com os soldados que tinham sido mobilizados para a guerra, manifestando-lhes, assim, a solidariedade de Portugal inteiro.
No dia 8 de outubro de 1917, Bernardino Machado partiu de comboio, da Estação do Rossio, em Lisboa, acompanhado por uma pequena comitiva onde se incluía o primeiro-ministro – chefe do Governo, como se dizia na época – e o ministro dos Negócios Estrangeiros, além de cinco jornalistas.
A viagem durou dezoito dias e durante o percurso o Presidente Bernardino Machado foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra e Alberto I, Rei dos Belgas. Para a jovem República portuguesa – que contava apenas sete anos – foi um momento importante de reconhecimento internacional.
Remontando a uma época em que viajar não era uma rotina, mas um acontecimento, esta exposição é também uma homenagem aos milhares de portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra.
Em exposição estão cerca de 500 peças, provenientes de várias coleções públicas e privadas, que evocam Bernardino Machado, a viagem pela Europa, o quotidiano na frente de combate e o regresso da comitiva a Portugal.