O lenço do 5 de Outubro de 1911

Este lenço, adquirido recentemente para a coleção do MPR, apresenta um bom estado de conservação e o tema estampado não podia ser mais pertinente – o primeiro aniversário da instauração da República. No centro do desenho, lê-se: «1910 – 5 D’Outubro – 1911».

O autor, António Ferreira Quaresma Júnior, que assina «A. Quaresma», ainda jovem, virá a ser um conhecido pintor, aguarelista e ceramista.

Os motivos de toda a composição são uma espécie de síntese dos factos e símbolos que marcaram o primeiro ano de vida da República Portuguesa.

No meio do lenço, vemos a habitual personificação da República – uma mulher vitoriosa – ladeada pela nova bandeira nacional. Sobre esta, o primeiro Presidente eleito a 24 de agosto de 1911, Manuel de Arriaga, envolto numa coroa.

À esquerda e à direita, na parte superior do desenho, dois dos navios determinantes para a vitória do novo regime, na madrugada de 4 para 5 de outubro de 1910: o «Adamastor» e o «São Rafael», comandados respetivamente pelos segundos-tenentes, José Mendes Cabeçadas e Tito de Morais.

Na base da composição, representam-se os combatentes vitoriosos da Rotunda (Lisboa): forças da Artilharia, da Infantaria, da Marinha e muitos civis corajosos.

Quando este lenço, comercializado pela casa A Illustradora, de Lisboa, foi estampado, já estava em exercício o primeiro Governo Constitucional, chefiado por João Chagas. A nova Constituição entrou em vigor a 21 de agosto de 1911.

Mas na hora de comemorar o primeiro aniversário da República, o destaque foi para o Governo Provisório, o primeiro dos primeiros governos saídos da vitória do 5 de Outubro. Ao meio, a efígie de Teófilo Braga, o seu presidente; em curva, da esquerda para a direita: Brito Camacho, ministro do Fomento; Azevedo Gomes, ministro da Marinha; António José de Almeida, ministro do Interior; Bernardino Machado, ministro dos Negócios Estrangeiros; Afonso Costa, ministro da Justiça; José Relvas, ministro das Finanças; Correia Barreto, ministro da Guerra.

Clique para conhecer mais peças que o MPR adquiriu para a sua coleção.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Lenço comemorativo do primeiro aniversário da República: 1910-1911. As comemorações do primeiro aniversário da República no Rossio, Praça D. Pedro IV (Lisboa). Ericeira - aguarela de António Quaresma.