Belém por Tony de Bergue

«Vista de praia com barcos, casario, figuras e a Torre de Belém ao fundo», da autoria de Tony-François de Bergue (1820-1890), é a pintura recentemente adquirida pelo Museu, para a residência privada do Presidente da República, no Palácio de Belém.

Trata-se de uma representação (óleo sobre madeira; 26 × 40 cm) da zona ribeirinha de Lisboa, junto ao Convento do Bom Sucesso.

Pintor, litógrafo e gravador, Tony de Bergue é conhecido pela representação de paisagens e marinhas de índole romântica e realista.

Inicia a sua formação artística na Escola Real de Belas Artes, em Paris, onde foi aluno de Léon Cogniet e Nicolas Gosse, praticando a pintura de género e a pintura histórica. As suas viagens pelo sul de França, Espanha (onde residiu alguns anos) e Portugal, a partir de 1874, permitiram-lhe retratar diversas cenas marítimas.

Clique para conhecer mais peças que o MPR adquiriu para a sua coleção.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Marinha da autoria de Tony de Bergue, adquirida para a residência privada do Presidente da República, no Palácio de Belém. Sala de Estar da Residência do Presidente da República