Óscar Carmona: périplos pelo Império

Em 1938 e 1939, o Presidente da República Óscar Carmona realizou duas importantes viagens às colónias portuguesas de África.

Estas deslocações revelam-se significativas a vários títulos: em primeiro lugar, porque foram as primeiras viagens realizadas por um Chefe do Estado a territórios ultramarinos (dando o mote para uma prática de viagens presidenciais que se irá repetir, nas décadas seguintes, com Francisco Craveiro Lopes e Américo Tomás); em segundo lugar, porque impulsionaram a criação de um conjunto de imagens e objetos culturais que, enquadrados num discurso propagandístico mais amplo, visavam amplificar o impacto das visitas presidenciais, perpetuando-as no tempo e conferindo-lhes um significado político particularmente relevante além-fronteiras.

Assim, o reconhecimento internacional do ainda recente Estado Novo e o reforço do estatuto de Portugal como potência colonial – interna e externamente – constituíam os grandes objetivos destas viagens.

No Arquivo dos Presidentes − MPR, encontramos vários documentos testemunhos destes périplos, como o que mostramos aqui, a ementa e o programa do concerto do banquete oferecido pelo Presidente da República, na então cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, em 12 de agosto de 1939.

Clique para conhecer mais documentos do Museu em destaque.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Ementa e programa do concerto do banquete oferecido pelo Presidente Óscar Carmona, na residência do Governo Geral de Moçambique, aquando da sua visita a Lourenço Marques (atual Maputo). Ementa e programa do concerto do banquete oferecido pelo Presidente Óscar Carmona, na residência do Governo Geral de Moçambique, aquando da sua visita a Lourenço Marques (atual Maputo). Ementa e programa do concerto do banquete oferecido pelo Presidente Óscar Carmona, na residência do Governo Geral de Moçambique, aquando da sua visita a Lourenço Marques (atual Maputo). Óscar Carmona recebe os cumprimentos de despedida do presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, na partida do Chefe do Estado para uma visita a Cabo Verde, São Tomé, Moçambique e Angola. A população de Lourenço Marques (atual Maputo) recebe o Presidente Óscar Carmona, durante a visita realizada pelo Chefe do Estado a Moçambique. O Presidente Óscar Carmona em Lourenço Marques (atual Maputo), durante a visita do Chefe do Estado a Moçambique.