Destaques Arquivo MPR #07

Maria do Carmo Xavier (1841-1911) conheceu Teófilo Braga no Porto, cidade onde namoraram, casaram e viveram. Foi também na Cidade Invicta que o fotógrafo Miguel Novais (1829-1904) a retratou ainda solteira, há mais de 160 anos.

Miguel Novais estudou pintura e escultura na Academia Portuense de Belas-Artes, atual Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Foi um dos grandes promotores da fotografia em Portugal entre 1853 e 1868: o seu estúdio foi o primeiro a existir no Porto, escreveu artigos sobre fotografia, vendeu aparelhos de daguerreotipia (a tetravó das máquinas fotográficas atuais), ensinou a técnica do «olho mecânico» e foi fotógrafo excursionista.

Em 1868, ano em que Maria do Carmo e Teófilo contraem casamento, Miguel Novais decide juntar-se no Rio de Janeiro aos seus irmãos Faustino, poeta de renome, e Carolina, que à altura namorava com Machado de Assis.

As relações iniciais entre Miguel Novais e o escritor brasileiro não terão sido auspiciosas, já que Miguel se teria oposto ao casamento da irmã, nem tanto por racismo, mas por considerar a união socialmente desigual. Com o tempo, Machado de Assis e Miguel Novais partilharão uma intensa e profunda amizade.

No Brasil, Miguel Novais trabalhou em fotografia e no Consulado Português. De regresso a Portugal em 1881, fixou-se em Lisboa, dedicando o seu tempo à pintura, à leitura e às viagens.

Homem com interesses culturais variados, leitor assíduo dos textos machadianos e dotado de grande sentido de humor, Miguel Novais difundiu a obra de Machado de Assis junto de escritores como Gomes de Amorim e Ramalho Ortigão, ambos seus amigos pessoais, repassando ao cunhado, ainda hoje considerado o maior nome da literatura do Brasil, as novidades políticas e literárias do nosso País.

Clique para conhecer mais documentos do Museu em destaque.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Retrato de Maria do Carmo Xavier Braga. Retrato de Miguel Joaquim Xavier de Novais. Carolina Machado de Assis. Joaquim Maria Machado de Assis. Memória do falecimento e funeral de Miguel Novais, recorte publicado no jornal «Diário de Notícias».