Exposição sobre Maria de Lourdes Pintasilgo
A 27 de julho de 1985, Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004) anunciava a sua candidatura à Presidência da República, tornando-se a primeira mulher em Portugal a fazê-lo.
Este momento é o ponto de partida de «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», exposição organizada pelo Museu da Presidência da República que evoca o seu legado enquanto mulher, cidadã e política.
Os anos enquanto aluna do Instituto Superior Técnico, o empenhamento em diversos movimentos católicos, a fundação do Graal, a participação nos governos provisórios da Democracia, a liderança do V Governo Constitucional ou a longa relação com organismos internacionais como a ONU ou a UNESCO, são marcos do seu percurso biográfico que iremos relembrar, não esquecendo o seu pensamento e as causas que abraçou.
Com o apoio de instituições como a Fundação Cuidar o Futuro ou o Centro de Documentação 25 de Abril (Universidade de Coimbra), entre outras, pretende-se, assim, dar testemunho de uma das mais marcantes e singulares figuras do século XX português.
De 14 de maio a 31 de agosto, no Palácio de Belém, em Lisboa.
O catálogo da exposição encontra-se à venda na Loja do Museu.