Exposição sobre Maria de Lourdes Pintasilgo

A 27 de julho de 1985, Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004) anunciava a sua candidatura à Presidência da República, tornando-se a primeira mulher em Portugal a fazê-lo.

Este momento é o ponto de partida de «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», exposição organizada pelo Museu da Presidência da República que evoca o seu legado enquanto mulher, cidadã e política.

Os anos enquanto aluna do Instituto Superior Técnico, o empenhamento em diversos movimentos católicos, a fundação do Graal, a participação nos governos provisórios da Democracia, a liderança do V Governo Constitucional ou a longa relação com organismos internacionais como a ONU ou a UNESCO, são marcos do seu percurso biográfico que iremos relembrar, não esquecendo o seu pensamento e as causas que abraçou.

Com o apoio de instituições como a Fundação Cuidar o Futuro ou o Centro de Documentação 25 de Abril (Universidade de Coimbra), entre outras, pretende-se, assim, dar testemunho de uma das mais marcantes e singulares figuras do século XX português.

De 14 de maio a 31 de agosto, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O catálogo da exposição encontra-se à venda na Loja do Museu.

Evento no Facebook.

Mais informações sobre a exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo».

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Material de propaganda da candidatura presidencial de Maria de Lourdes Pintasilgo. Quiosque interativo com testemunhos em vídeo de diversas personalidades que privaram com Maria de Lourdes Pintasilgo, disponível na exposição. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado ao período enquanto primeira-ministra. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado à infância e juventude da primeira candidata presidencial. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Entrada da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo». Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado à faceta religiosa da política natural de Abrantes. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Tela da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», colocada na frontaria do Palácio de Belém. Cartaz da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo: Mulher de um Tempo Novo». Tela exterior da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo: Mulher de um Tempo Novo».