«António José de Almeida — 100 Anos de Uma Presidência»

Em 1933, um grupo de amigos de António José de Almeida reuniu as suas intervenções de político, escritor, jornalista e orador em quatro volumes, intitulados Quarenta anos de vida literária e política. Cem anos após a sua Presidência (1919-1923), o Museu da Presidência da República e a Imprensa Nacional reeditam os textos mais relevantes do quarto volume, relativos ao período enquanto chefe do Estado.

Numa edição enquadrada pelos textos de Luís Reis Torgal, Ana Paula Pires e Elsa Santos Alípio, são revistos os momentos mais importantes dos quatro anos de mandato de António José de Almeida, enriquecida por fotografias dessa singular gerência.

António José de Almeida — 100 anos de uma Presidência: uma obra imprescindível para conhecer melhor uma das personalidades mais emblemáticas do início do século xx português.

Em breve, à venda na loja do Museu.

Prefácio do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa para o livro «António José de Almeida — 100 Anos de Uma Presidência». Cartaz alusivo à eleição de António José de Almeida. A enquadrar o retrato, vários símbolos ligados à República, como o barrete frígio e o escudo nacional. Manifestação de apoio a António José de Almeida junto à sua casa, em Lisboa, organizada pelas autarquias, na sequência da «Noite Sangrenta». Na varanda, entre familiares e amigos, o Presidente assiste à manifestação. António José de Almeida a bordo do «Arlanza», no regresso da sua viagem ao Brasil, onde participou nas comemorações do centenário da independência daquele país.