Paula Rego: Retrato(s) de Jorge Sampaio

O retrato oficial do Presidente Jorge Sampaio, exposto na Galeria dos Retratos do Museu da Presidência da República, desde março de 2006, é da autoria de Paula Rego. Trata-se da primeira e, até à data, única mulher-artista representada na Galeria.

Amigo de longa data e admirador da sua obra, Jorge Sampaio encomenda a Paula Rego, em 2005, a execução do seu retrato oficial. Desafio maior da sua produção artística, a artista aceita o repto, e pinta, a pastel de óleo sobre papel, colado em alumínio, três retratos. Dois deles pertencem à coleção do Museu (figuras 1 e 2); o outro (figura 3), à coleção do Presidente Jorge Sampaio.  

O primeiro retrato a ser realizado (figura 3) foi feito entre os dias 2 e 4 de setembro de 2005, tendo como cenário uma das salas da Residência Oficial, no Palácio de Belém. A artista pintou, apagou, repintou incessantemente durante três dias. O modelo, imóvel, tentou manter a concentração para não interferir no processo criativo. Jorge Sampaio, no seu texto do catálogo «Da encomenda à Criação – Paula Rego no Palácio de Belém», descreve, em detalhe, o processo, e no final acrescenta: «O resultado foi o retrato de um homem que me surpreendeu, de tal forma me parecia próximo de mim, no plano do ser, mas longe no do tempo.» A composição dominada pelo jogo de planos e o «excesso» de elementos pictóricos (signos, imagens e a autorrepresentação) não se adequava aos fins desejados — o retrato do mais alto representante da Nação. Em silêncio, ambos, artista e modelo, o perceberam.

Os dois outros retratos (figuras 1 e 2) foram realizados no decorrer do mês de dezembro do mesmo ano. O cenário continuou o mesmo — a Residência Oficial.  Num ambiente mais descontraído, a artista e o modelo partilharam, nas palavras do então Presidente, muito bons momentos, marcados por anos de conhecimento e amizade.

O pastel, como extensão das suas próprias mãos (expressão utilizada por Paula Rego), associado a um domínio das técnicas do desenho e da pintura, e o conhecimento profundo dos materiais que manuseia, contribuíram para a materialização de dois retratos, mais formais, mais «cenográficos», mas também mais concordantes com os fins pretendidos.

Os três retratos foram oferecidos pela artista num gesto de grande generosidade.

Paula Rego (1935) é a artista portuguesa contemporânea mais reconhecida internacionalmente. Reside e trabalha em Londres, tendo aí iniciado os seus estudos em pintura na Slade School of Fine Art, em 1952.

Descubra esta e outras histórias aqui.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Retrato oficial do Presidente Jorge Sampaio, em exposição no Museu da Presidência da República. Retrato de Jorge Sampaio, que integra a coleção do Museu da Presidência da República. Retrato de Jorge Sampaio, pertencente à coleção do antigo Presidente da República.