Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo
Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira e única portuguesa a exercer o cargo de primeira-ministra e a primeira a candidatar-se às eleições presidenciais, em Portugal.
Foram esses dois momentos que a tornaram conhecida, mas foram apenas um detalhe num intenso e preenchido percurso marcado por uma forte consciência social e política.
Nascida em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, cedo se aventurou em áreas tradicionalmente reservadas aos homens, licenciando-se em Engenharia Químico-Industrial. Foi a primeira portuguesa a integrar um Governo, a primeira e única a representar Portugal na UNESCO e a primeira a ser condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Os princípios do cuidado, da responsabilidade pelos outros e pelo planeta, e a defesa da participação ativa das mulheres nas diversas áreas da sociedade, nortearam toda a sua vida e deixaram raízes em vários domínios.
Noventa e dois anos após o seu nascimento, o Museu da Presidência da República organiza uma exposição biográfica dedicada a esta mulher cujo legado perdura.
Folheto informativo da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»
Nota de Imprensa da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»
Título: «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»
Datas: 14 de maio a 31 de agosto de 2022
Local: Viveiros do Jardim da Cascata do Palácio de Belém | Exposição permanente do Museu da Presidência da República
Horário: terça-feira a domingo; 10h-13h (última entrada às 12h) | 14h-17h30 (última entrada às 17h)
Encerra na manhã do 3.º domingo de cada mês (18 de junho; 16 de julho; 20 de agosto), para a realização do Render Solene da Guarda
Entrada: grátis mediante aquisição do bilhete para o Museu
Idioma: Português; Inglês
Captação de imagens: Sim (sem flash e sem tripé)
Visitas orientadas: sim, mediante disponibilidade
Contactos: 213 614 660 | museu@presidencia.pt