Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo

Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira e única portuguesa a exercer o cargo de primeira-ministra e a primeira a candidatar-se às eleições presidenciais, em Portugal.

Foram esses dois momentos que a tornaram conhecida, mas foram apenas um detalhe num intenso e preenchido percurso marcado por uma forte consciência social e política.

Nascida em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, cedo se aventurou em áreas tradicionalmente reservadas aos homens, licenciando-se em Engenharia Químico-Industrial. Foi a primeira portuguesa a integrar um Governo, a primeira e única a representar Portugal na UNESCO e a primeira a ser condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Os princípios do cuidado, da responsabilidade pelos outros e pelo planeta, e a defesa da participação ativa das mulheres nas diversas áreas da sociedade, nortearam toda a sua vida e deixaram raízes em vários domínios.

Noventa e dois anos após o seu nascimento, o Museu da Presidência da República organiza uma exposição biográfica dedicada a esta mulher cujo legado perdura.

Folheto informativo da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»

Nota de Imprensa da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»

Título: «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo»

Datas: 14 de maio a 31 de agosto de 2022

Local: Viveiros do Jardim da Cascata do Palácio de Belém | Exposição permanente do Museu da Presidência da República

Horário: terça-feira a domingo; 10h-13h (última entrada às 12h) | 14h-17h30 (última entrada às 17h)

Encerra na manhã do 3.º domingo de cada mês (18 de junho; 16 de julho; 20 de agosto), para a realização do Render Solene da Guarda

Entrada: grátis mediante aquisição do bilhete para o Museu

Idioma: Português; Inglês

Captação de imagens: Sim (sem flash e sem tripé)

Visitas orientadas: sim, mediante disponibilidade

Contactos: 213 614 660 | museu@presidencia.pt

Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Material de propaganda da candidatura presidencial de Maria de Lourdes Pintasilgo. Quiosque interativo com testemunhos em vídeo de diversas personalidades que privaram com Maria de Lourdes Pintasilgo, disponível na exposição. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado ao período enquanto primeira-ministra. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado à infância e juventude da primeira candidata presidencial. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Entrada da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo». Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado à faceta religiosa da política natural de Abrantes. Núcleo da exposição temporária «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», dedicado às eleições presidenciais de 1986. Tela da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo», colocada na frontaria do Palácio de Belém. Tela exterior da exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo: Mulher de um Tempo Novo».