Últimas aquisições MPR#31

Tomás José da Anunciação (1818-1879) é considerado um dos grandes pintores do romantismo português.

Desde cedo mostrou vocação para o desenho, razão pela qual frequentou as aulas de Arquitetura da Sala do Risco do Arsenal e se tornou praticante-desenhador no Museu de História Natural. Em 1836, matriculou-se no curso de Desenho da Academia das Belas Artes, mas o academismo que aí imperava colidia com o seu gosto pela temática da natureza «ao natural», ao ar livre. Em conjunto com outros colegas, Anunciação protesta, então, contra o ensino vigente e reivindica a prática da pintura no campo.

A procura pelo espaço natural representa o «novo gosto» não só dos pintores da época, como também de um universo cultural mais alargado, fora da Academia: negociantes estrangeiros, colecionadores de arte e outros conhecedores sentiam-se atraídos pelas novas propostas da pintura focada na paisagem e nos costumes.

A proximidade de Anunciação com o conde Rackzynski (enviado consular da Prússia em Lisboa, entre 1842 e 1848) e o Rei D. Fernando II (que adquiriu várias obras suas) impulsionou a carreira e o reconhecimento da sua obra.

«Paisagem com arvoredo», de Tomás da Anunciação é uma das mais recentes aquisições do Museu da Presidência da República, para a residência do Presidente da República, no Palácio de Belém. Trata-se de um óleo sobre tela de pequenas dimensões – 25,5 × 35 cm –, assinado e não datado (século XIX). A representação é uma paisagem rural com colinas em primeiro plano e uma vereda por onde caminham duas figuras humanas, puxando, uma delas, um burro.

Nesta obra, é clara a temática representada nas suas telas: a paisagem, os animais e a pintura de género, que retrata os afazeres de homens e mulheres comuns na sua vida quotidiana. Mas é mais como pintor animalista, tomando os animais como principal motivo de representação, que Tomás da Anunciação ficou conhecido.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

«Paisagem com arvoredo», óleo sobre tela de Tomás da Anunciação, adquirido pelo MPR. Tomás José da Anunciação, gravura da autoria de Joaquim Pedro de Sousa.