Coleção

Contando inicialmente com uma modesta coleção, que reunia pouco mais de uma centena de peças — todas elas presentes de Estado deixados à Presidência da República pelo general António Ramalho Eanes —, uma equipa de técnicos do Museu empreendeu uma operação de investigação e resgate da memória referente a todos os Presidentes da República. Junto de familiares dos antigos chefes de Estado e em instituições públicas e privadas, de norte a sul do País e nas regiões autónomas, procedeu-se à recolha de informação, recenseamento e inventariação de acervos considerados relevantes no âmbito da missão e dos objetivos do Museu.

Apoiado no seu pessoal técnico e em pareceres externos especializados, o Museu tem vindo a adquirir, por compra, depósito ou doação, alguns desses acervos, gerindo atualmente um património composto por cerca de 4 500 peças, distribuído pelas coleções do Museu e palácios de Belém e da Cidadela de Cascais.

Entre presentes de Estado, objetos pessoais, condecorações, veículos e património móvel dos palácios presidenciais — a que se juntam os arquivos particulares, políticos e biográficos da grande parte dos Presidentes da República —, o Museu da Presidência da República reúne e conserva agora um significativo acervo museológico.

São, ainda, funções de gestão corrente desta coleção acautelar as condições necessárias à boa conservação das espécies, com a organização e monitorização permanente do espaço de reservas, e avaliar o estado de conservação das peças, com a emissão de pareceres sobre necessidades de restauro.

Neste domínio, o Museu tem promovido a recuperação de um conjunto significativo de peças de grande valor histórico-patrimonial que integram a sua coleção e o património móvel dos palácios presidenciais — quer recorrendo à sua equipa técnica, quer através de contratação de empresas e técnicos especializados.

A par da coleção própria, o Museu dedicou uma particular atenção à identificação e descrição de peças dispersas por coleções públicas e privadas que se relacionam com os Presidentes da República e com as suas residências oficiais. Constituiu-se, desta forma, uma base de dados dinâmica, onde são registadas as características da peça, localização, proveniência e proprietário, facilitando a sua disponibilização consoante as necessidades expositivas e os trabalhos de investigação em curso.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Recenseamento de documentação na casa do antigo Presidente da República António José de Almeida. Recenseamento de documentação na casa do antigo Presidente da República António José de Almeida. Recenseamento de documentação na casa do antigo Presidente da República António José de Almeida. Recenseamento do acervo republicano e maçónico do colecionador Aires Henriques. Operação de limpeza de brochos de cadeira. Técnicos do Museu (à esquerda) consultam o processo forense do antigo Presidente da República Sidónio Pais, existente no Instituto de Medicina Legal, no âmbito da preparação de uma exposição evocativa do centenário do seu assassinato. Pormenor do processo forense do antigo Presidente da República Sidónio Pais, depositado no Instituto de Medicina Legal.