28 de Maio de 1926: da Ditadura Militar ao Estado Novo (100 anos)

No dia 28 de maio de 2026, completaram-se cem anos do golpe militar que pôs fim à Primeira República. Essa data é, a par da revolução do 5 de Outubro de 1910 e do 25 de Abril de 1974, um dos momentos fundadores da história recente de Portugal, pelas ruturas que introduziu e que viriam a nortear grande parte do século XX português.

A complexidade do 28 de Maio de 1926 é frequentemente esquecida, identificando-se a data, de forma imediata, com o Estado Novo. É, contudo, uma visão simplista e distorcida, que esconde a complexidade desse curto, mas intenso período, que se estendeu até ao início da década de 1930. Antecedendo a ascensão de António de Oliveira Salazar ao poder (1932), o 28 de Maio seria adotado como o grande momento fundador do novo regime, passando a fazer parte da propaganda do Estado Novo. 

Com esta exposição temporária, em que é possível ver algumas peças e documentos inéditos, o Museu da Presidência da República pretende deixar um contributo para a clarificação desse importante momento histórico que teve como protagonistas três militares que desempenharam funções de Presidente da República: José Mendes Cabeçadas Júnior, Manuel Gomes da Costa e Óscar Carmona.

Título: «28 de Maio de 1926: da Ditadura Militar ao Estado Novo (100 anos)»

Organização: Museu da Presidência da República

Datas: 17 de setembro a 31 de dezembro de 2026

Local: Exposição permanente do MPR

Horário: Terça a sexta-feira: 10h - 17h30; sábados e domingos: 10h - 12h30 | 14h - 17h30

Entrada: incluída no valor do bilhete do Museu

Idioma: Português; Inglês

Captação de imagens: Sim (sem flash e sem tripé)

Contactos: 213 614 660; museu@presidencia.pt

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

José Mendes Cabeçadas Júnior, ao centro, com os generais, Gomes da Costa, à esquerda, e Óscar Carmona, à direita, depois da conferência na Amadora, onde foi deliberada a formação dum triunvirato governativo. O capitão de mar-e-guerra José Mendes Cabeçadas Júnior, Presidente do Ministério, ao centro, no Palácio de Belém, presidindo à reunião inicial do I Governo da Ditadura. O general Manuel Gomes da Costa encabeçando as forças militares que desfilaram em Lisboa, na sequência do movimento militar nacionalista do 28 de Maio de 1926, que pôs fim à Primeira República.