Palácio da Cidadela de Cascais

O Palácio da Cidadela de Cascais é a residência de verão do Presidente da República. Com a grande campanha de obras que decorreu entre 2007 e 2011, durante o segundo mandato do Presidente Aníbal Cavaco Silva, ficou apto a acolher iniciativas da Presidência, assim como a hospedar chefes de Estado.

Desde 2011, tornou-se também um espaço aberto ao público, passando a oferecer um programa cultural: visitas guiadas ao palácio e capela, exposições, concertos e outros eventos.

A Cidadela, fortaleza onde o Palácio se insere, foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1977, e em 2014 integrada na Zona Especial de Proteção, que abrange um conjunto de edificações circundantes de igual valor patrimonial.

Fachada do Palácio da Cidadela virada para a Praça de Armas/Praça da Parada. Pormenor do pátio interior do Palácio da Cidadela. A baía de Cascais vista a partir da Bateria do Palácio da Cidadela. O Palácio da Cidadela visto das escadas da Bateria. Sala de Estado. Quarto de dormir do Rei D. Luís. Sala Árabe. Salão de banquetes. Hall de entrada / Vestíbulo. Salão de Vidro. Quarto de vestir do Rei D. Carlos.