Museu da Presidência da República

Missão

O Museu da Presidência da República (MPR) tem por missão conservar, estudar e divulgar o património museológico e arquivístico relacionado com a instituição presidencial, centrado nos titulares da chefia do Estado, na sua história e enquadramento constitucional. Integra também a missão do MPR a salvaguarda patrimonial do Palácio Nacional de Belém e seus jardins, e do Palácio da Cidadela de Cascais.

Visão

Ser um centro de conhecimento de referência sobre a História da República e da Presidência da República Portuguesa, partindo da especificidade da sua coleção e da excelência dos conhecimentos que produz e apoia, que contribua para uma cidadania ativa através de uma programação diversificada e relevante para a comunidade.

• Cidadania
  • Memória
  • Conhecimento
  • Responsabilidade social
  • Diálogo intercultural

Enquadramento orgânico

A Presidência da República é um conjunto de órgãos e serviços que têm por função prestar apoio ao Presidente da República, enquanto órgão de soberania. O MPR integra uma dessas estruturas de apoio, a Secretaria-Geral da Presidência da República, que, por sua vez, faz parte da Presidência da República.

Diretora
Maria Antónia Pinto de Matos

Entrada do Museu a partir da Praça Afonso de Albuquerque. Pátio das Equipagens, espaço por onde se acede à exposição permanente do Museu.