Visitas e Presentes de Estado

As visitas de Estado constituem ocasiões privilegiadas de reforço das relações diplomáticas, económicas e culturais entre as nações. Os presentes trocados entre chefes de Estado no âmbito dessas deslocações têm, sobretudo, um valor simbólico, e procuram, quase sempre, sublinhar um determinado aspeto da cultura, da história ou da economia do país que representam.

Em exposição:

Piso 0

• Mostra-se ao visitante uma significativa coleção de presentes de Estado recebidos pelos Presidentes da República no exercício dos seus mandatos, provenientes de diferentes épocas históricas e contextos geopolíticos.

Visitantes observam um presente de Estado oferecido a Mário Soares pelo Presidente chinês Jiang Zemin, a propósito da visita de Estado à China, em 1995. Obras de arte expostas no núcleo dos Presentes de Estado. Obras de arte expostas no núcleo dos Presentes de Estado.