Destaques Arquivo MPR #02

«Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias (...)»

O Arquivo dos Presidentes – MPR é o local onde encontramos vários exemplares dos álbuns fotográficos «Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias (...)», que pertenceram ao Presidente da República, Óscar Carmona. Trata-se de um documento de propaganda oficial do Estado Novo.

Por fora, estes livros pouco diferem dos álbuns fotográficos domésticos, muito populares durante o século XX. No seu interior, composições gráficas cuidadas revelam, a preto e branco, enquadramentos inovadores, profundidade de campo, espontaneidade e dinamismo dos elementos humanos, instantâneos do encontro entre um Portugal metropolitano e os longínquos territórios africanos. 

Centenas de imagens a toda a página ilustram os cinco álbuns fotográficos, editados pela Agência Geral das Colónias entre 1939 e 1940. Devidamente legendadas em português, francês e inglês, destinavam-se a propagandear a alegada multiculturalidade e unidade dos territórios africanos.

O registo das deslocações inéditas de um Presidente da República às colónias portuguesas em África foi o motivo da publicação: entre julho e agosto de 1938, a comitiva presidencial passou pela Ilha da Madeira, São Tomé e Príncipe e Angola; a segunda incursão, mais extensa, visitou Cabo Verde, São Tomé, Moçambique, Angola e União Sul-Africana entre junho e setembro de 1939. O regresso deu-se, pois, sob os auspícios de uma Europa prestes a entrar em guerra.

A cobertura fotográfica das viagens presidenciais foi da responsabilidade de um jovem repórter fotográfico do «Diário de Notícias», Firmino Marques da Costa (1910-1995), integrado na «Missão Cinegráfica às Colónias de África», no âmbito da qual António Lopes Ribeiro realizou um documentário/reportagem sobre a viagem de 1938.

O Arquivo dos Presidentes – MPR disponibiliza integralmente os álbuns «Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias (...)» aqui.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

O Presidente da República, Óscar Carmona (o primeiro de perfil e chapéu cerimonial, ao centro), por entre a multidão, durante a visita a África. Populares, militares e organizações milicianas saudando a partida para África do Presidente da República, Óscar Carmona. Quatro clérigos aguardando a chegada do Chefe do Estado, Óscar Carmona. Presidente da República, Óscar Carmona, entre a multidão, no percurso até à Câmara Municipal do Lobito, aquando da primeira visita presidencial a Angola. Pescadores desfilando em homenagem ao Chefe do Estado, Óscar Carmona, por ocasião da visita do Presidente da República portuguesa aos territórios africanos. Presidente da República, general Óscar Carmona, desembarcando no Lobito, vindo de Moçâmedes. Presidente da República, Óscar Carmona, dirigindo-se para a tribuna presidencial, de onde irá assistir a um desfile agro-pecuário. Presidente da República, Óscar Carmona, cumprimentando o Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar, no regresso da visita às antigas colónias portuguesas em África. Exemplar de «Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias de S. Tomé e Príncipe e Angola realizada nos meses de Julho e Agosto de 1938», existente no Arquivo do MPR.