Destaques Arquivo MPR #04

Primeira visita oficial de um Presidente da República ao Brasil​

Na sequência da recente visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa à República Federativa do Brasil, evocamos a primeira visita de Estado de um Presidente da República portuguesa a terras de Vera Cruz.

O Arquivo dos Presidentes – MPR é a fonte de mais uma viagem ao passado: uma fotografia de António José de Almeida e Epitácio Pessoa, de há quase 100 anos, recupera o instante que a história registará como o primeiro encontro entre Presidentes da República de Portugal e do Brasil.

O Presidente da República António José de Almeida – o único na I República a cumprir, na íntegra, o seu mandato – realiza uma histórica visita de Estado ao Brasil, por ocasião das comemorações do centenário da independência deste país. Tratou-se, com efeito, da primeira viagem de um chefe do Estado português desde que D. João VI ali fixara a capital de Portugal, entre 1808 e 1821.

Partindo de Lisboa no dia 26 de agosto, a comitiva presidencial chegou ao Rio de Janeiro a 17 de setembro – dez dias depois do previsto, 7 de setembro, data do centenário da independência, devido a avarias do navio que transportava o Presidente. Foi em ambiente de festa que decorreu a visita oficial, ficando para memória futura os discursos proferidos por António José de Almeida, conhecido pela sua eloquência.

No dia 18 de setembro, decorre o banquete oferecido pelo Presidente brasileiro a António José de Almeida, no Palácio do Catete, à época sede da Presidência dos Estados Unidos do Brasil (designação oficial do país entre 1889 e 1930), momento a que a fotografia alude. Este encontro entre países irmãos deixou profunda impressão na imprensa da época, como atestam as inúmeras referências existentes no nosso Arquivo.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

António José de Almeida (à esquerda) e Epitácio Pessoa durante o banquete oficial que o Chefe do Estado brasileiro ofereceu ao Presidente da República portuguesa.