Presente de Estado oferecido ao Presidente António Ramalho Eanes, pela Princesa Ana do Reino Unido, por ocasião da visita de Estado a Portugal, entre 22 e 25 de maio de 1979.

A peça, da autoria do escultor Walenty Pytel, representa um unicórnio estilizado, executado em ferro soldado. A escultura é composta por lâminas metálicas dispostas em secções, formando um corpo dinâmico e etéreo. A figura encontra-se apoiada exclusivamente sobre a pata traseira esquerda, elevando-se sobre uma base, igualmente em ferro.

Walenty Pytel (n. 1941), escultor de origem polaca radicado no Reino Unido desde a infância, é amplamente reconhecido como um dos mais proeminentes escultores europeus contemporâneos a trabalhar em ferro. Formado em design gráfico pelo Hereford College of Art, iniciou a sua carreira em artes gráficas, tendo fundado dois estúdios artísticos em Hereford em 1963. A partir de 1965, concentrou-se na escultura metálica, área em que rapidamente se destacou.

O seu trabalho é fortemente influenciado pela observação da natureza e da vida selvagem, temática recorrente em obras que retratam aves, criaturas mitológicas e formas orgânicas. Pytel é membro da Royal Society of British Sculptors e conta com diversas encomendas de instituições públicas e privadas, incluindo a Casa Real britânica e entidades governamentais.

Entre as suas obras de maior relevo destacam-se:

«The Fossor» (1979), escultura de grandes dimensões instalada na sede da empresa fabricante de máquinas agrícolas JCB, em Rocester, Staffordshire. Executada inteiramente com peças de maquinaria, representa uma escavadora e foi, à data da sua criação, a maior escultura de aço da Europa.

«Take Off» (1985), conjunto escultórico composto por três garças em voo, inicialmente instalado no Aeroporto de Birmingham e atualmente localizado na rotunda de acesso à infraestrutura, assinalando 40 anos de paz na Europa.

«Fonte do Jubileu» (1977), localizada no New Palace Yard, no Palácio de Westminster, uma encomenda do Parlamento britânico para assinalar o jubileu de prata da Rainha Isabel II.

O unicórnio — também designado por licórnio ou licorne — é uma criatura mitológica de origem ocidental, representada sob a forma de um cavalo branco com um único chifre espiralado ao centro da testa. Etimologicamente, a palavra deriva do latim «unicornis», de uni- (um) e cornu (chifre).

Nas tradições medievais e renascentistas, o unicórnio está fortemente associado à pureza, à virgindade e à força espiritual. O seu simbolismo foi amplamente explorado na arte sacra e nos bestiários da Idade Média, sendo frequentemente retratado como uma criatura indomável, apenas capaz de ser amansada por uma donzela pura.

RA

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

«Unicórnio», presente de Estado oferecido ao Presidente Ramalho Eanes pela Princesa Ana de Inglaterra. O escultor Walenty Pytel junto de uma das suas obras. «The Fossor», escultura de Walenty Pytel (1979). «Take Off», escultura de Walenty Pytel (1985). «Fonte do Jubileu», escultura de Walenty Pytel (1977), executada para assinalar o jubileu de prata da Rainha Isabel II. Imagem gráfica do número 46 da rubrica mpr+.