«Carregando os Feridos» é o título da escultura em bronze do artista croata Antun Augustincic, que se encontra em exposição no Museu da Presidência da República.

Trata-se de um presente de Estado oferecido pelo marechal Josip Broz Tito a Francisco da Costa Gomes, por ocasião da visita do Presidente português à então República Socialista Federal da Jugoslávia, em outubro de 1975.

Antun Augustincic nasceu em 1900, em Klanjec, cidade que integrava, à data, o Império Austro-Húngaro (hoje, Croácia). Começou por estudar escultura em 1918 no College of Arts and Crafts, tendo tido como principais mentores os escultores Rudolf Valdec e Robert Franges. Em 1922, continuou os seus estudos na Royal Academy of Arts and Crafts, sob a orientação do escultor croata Ivan Mestrovi, que se destacou pelas suas obras de carácter religioso. Em 1924, recebeu uma bolsa do governo francês para estudar em Paris na École des Arts Décoratifs e na Académie des Beaux-Arts. Em 1925, expôs na capital francesa, no salão de artistas independentes French Artists Show-Room.

A partir dos anos 1930, passou a receber diversas encomendas de esculturas e monumentos públicos, um pouco de todo o mundo, tendo também ganho o estatuto de escultor do Estado. É, por isso, considerado um dos mais importantes escultores croatas do século XX. Algumas das suas obras mais conhecidas são o «Monumento à Paz» (estátua colocada em frente ao edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque) e a escultura do Presidente Tito, com reproduções espalhadas por toda a Croácia. Em 1970, Augustincic doou as suas obras à cidade natal Klanjec, onde foi criada uma galeria de arte com o seu nome em 1976.

A escultura que aqui mostramos apresenta uma composição de três figuras descalças, de cabeça inclinada em direção ao chão: uma figura central – um homem ferido de cabeça descoberta –, e duas figuras laterais, com barretes na cabeça, que o suportam.  As três figuras encontram-se unidas e fundidas num só bloco de bronze. O tema do transporte de feridos foi, por diversas vezes, transposto para a escultura pelo autor, com distintas variações.

A escultura original de «Carregando os Feridos», denominada «Nošenje ranjenika», foi criada em 1946, como forma de agradecimento dos cidadãos de Zagreb ao Presidente Tito, por ocasião do aniversário da libertação da cidade, a 8 de maio de 1946. Em 1953, foi colocada no átrio principal da reitoria da Faculdade de Medicina Veterinária de Zagreb, e, em 1970, foi adquirida para o parque da residência de Tito, em Kumrovac.

Figura controversa, Josip Broz Tito governou a Jugoslávia até à sua morte em 1980. É reconhecido, por muitos, como o homem que fez frente tanto a Hitler como a Estaline, tendo como projeto unir os seis povos jugoslavos – Eslovénia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedónia – sob o propósito de «irmandade e unidade». Para outros, foi um político autoritário que reprimiu os desejos de independência e soberania dessas mesmas repúblicas.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

«Carregando os Feridos», escultura em bronze sobre base de mármore, de Antun Augustincic. «Carregando os Feridos», escultura em bronze sobre base de mármore, de Antun Augustincic. «Monumento à Paz», de Antun Augustincic, no espaço exterior do edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque. «Monumento a Josip Broz Tito», na Galeria Antun Augustincic, em Klanjec, a terra natal do escultor. «Carregando os Feridos», escultura de Antun Augustincic, no espaço exterior da Faculdade de Medicina Veterinária de Zagreb. Imagem gráfica do número de agosto da rubrica mpr+.