Novos conteúdos sobre José Mendes Cabeçadas Júnior e Manuel Gomes da Costa

O canal do Museu da Presidência da República (MPR) no YouTube apresenta dois novos vídeos biográficos sobre José Mendes Cabeçadas Júnior e Manuel Gomes da Costa. Produzidos pela BraveAnt Televisão e pelo MPR, os filmes percorrem os principais momentos da vida destes dois Presidentes do período da Ditadura Militar.

Mendes Cabeçadas assumiu a presidência da República a 31 de maio de 1926, três dias depois do golpe militar que pôs fim à Primeira República. Líder da fação menos radical do golpe, permaneceu no cargo escassos dias, sendo derrotado, a 17 de junho, pela corrente protagonizada por Gomes da Costa.

Gomes da Costa, por usa vez, assumiu a presidência da República a 29 de junho de 1926, após forçar a demissão de Mendes Cabeçadas. Protagonizava a fação mais radical da rebelião. No entanto, tratou-se também de uma curta experiência, que terminou na madrugada de 10 de julho com a prisão e o exílio.

Em breve, o Museu disponibilizará – on-line e na exposição permanente – os vídeos das três personalidades que ocuparam a Presidência da República no período do Estado Novo: Óscar Carmona, Francisco Craveiro Lopes e Américo Tomás, completando uma série de breves filmes que retrata os 19 Presidentes da República Portuguesa.

O canal do MPR no YouTube é o principal espaço de partilha on-line de vídeos relacionados com o Museu, agregando conteúdos didáticos e históricos sobre os Presidentes da República, os palácios de Belém e da Cidadela de Cascais, a coleção do Museu, os símbolos nacionais, as exposições temporárias, as atividades pedagógicas do Museu, entre outras temáticas.

Com mais de 140 mil visualizações, os vídeos disponibilizados nesta plataforma são, na sua maioria, de produção própria, e constituem um recurso importante para estudantes, professores e curiosos que pretendam saber mais sobre os Presidentes da República e o património da Presidência da República.

Junte-se aos subscritores do canal do MPR no YouTube e acompanhe o lançamento de novos conteúdos em primeira mão!

Siga-nos também nas redes sociais Facebook e Instagram, usando a expressão de pesquisa #museupr.

 

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

O segundo-tenente José Mendes Cabeçadas Júnior rodeado pelos marinheiros do Adamastor. Cabeçadas tomou o comando do navio e ordenou o disparo de tiros de canhão, à 1h00 da madrugada de 4 de outubro, sinal combinado entre republicanos para começar a revolta. José Mendes Cabeçadas Júnior, ao centro, com os generais, Gomes da Costa, à esquerda, e Óscar Carmona, à direita, depois da conferência na Amadora, onde foi deliberada a formação dum triunvirato governativo. Manuel Gomes da Costa durante uma das visitas que efetuou à China e à Índia, entre 1922 e 1924; foi enviado em missão extraordinária para inspecionar os serviços militares das colónias do Oriente. Recorte de álbum gráfico representando a progressão do movimento encabeçado por Manuel Gomes da Costa entre Braga e Lisboa. O contra-almirante José Mendes Cabeçadas Júnior, em primeiro plano, ao centro, durante uma cerimónia na Base Naval do Alfeite. O Presidente da República Manuel Gomes da Costa, na Cidadela de Cascais, horas antes de partir para o exílio, nos Açores, acompanhado pelos seus ajudantes de campo; da esquerda para a direita: capitão Herculano Moura, tenente Pinto Correia, capitão Azinhais. Gomes da Costa foi deposto pelo golpe militar chefiado por Óscar Carmona.