Acessibilidade
Tal como em 2004, aquando da sua inauguração, o Museu da Presidência da República (MPR) continua hoje empenhado em tornar a sua coleção e oferta cultural acessíveis a todos, dando particular atenção ao público com necessidades específicas.
Neste trabalho contínuo de criar um espaço inclusivo, têm-se minorado e eliminado barreiras físicas, sensoriais e intelectuais, melhorado serviços, adaptado e diversificado a programação.
Para a implementação destas boas práticas, em muito tem contribuído a participação dos técnicos do MPR em ações de formação nas áreas do acolhimento e da linguagem acessível, bem como a colaboração com instituições externas, como o Lar Branco Rodrigues, valência que dá apoio a estudantes portadores de deficiência visual.
Cientes de que o caminho para a plena acessibilidade ainda é longo, o MPR compromete-se a envidar esforços para proporcionar experiências gratificantes para públicos com idades, tradições culturais, necessidades específicas e estilos de aprendizagem diferentes.
Recursos para todos
- Cadeiras de rodas para adultos.
- Folheto informativo sobre o Palácio da Cidadela de Cascais.
Pessoas com mobilidade condicionada
- Dois lugares de estacionamento público reservados para pessoas com mobilidade condicionada no parque contíguo à Fortaleza da Cidadela, na Avenida D. Carlos I.
- Acesso por elevador aos pisos superiores.
- Rampas de acesso à Capela, Bateria, Sala de Entrada, e ao Antigo Bengaleiro do Palácio da Cidadela.
- Espaços de passagem amplos.
- Casa de banho equipada e adaptada (piso 0).
Cegos e pessoas com baixa visão
- Entrada permitida a cães-guia.
- Folheto informativo sobre o Palácio da Cidadela de Cascais em Braille.
- Visitas e atividades adaptadas.
Pessoas com deficiência intelectual
- Visitas e atividades adaptadas.
Sítio Web
Este sítio web foi construído segundo as especificações do consórcio W3C, sobre a acessibilidade dos cidadãos com necessidades específicas, e cumprindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web.