Voluntariado e programas de estágio

Voluntariado

O Museu da Presidência da República, cumprindo os princípios base do voluntariado (solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade e da convergência), aceita pedidos de voluntariado, propondo a promoção da cultura e o valor do trabalho voluntário, incentivar a partilha e a solidariedade como expressão de cidadania ativa, transformando necessidades sociais em oportunidades de participação cívica.

O voluntariado desenvolve-se essencialmente na área do apoio à exposição permanente do Museu da Presidência da República, durante a semana ou fim-de-semana, estabelecendo um contacto direto com os visitantes e, por isso, valorizam-se qualidades empáticas, sentido de responsabilidade e bons conhecimentos de línguas.

Programas de estágio

O Museu da Presidência da República é uma entidade acolhedora de estágios, em parceria com instituições de ensino profissional e superior (EPAR, EPHTL, Casa Pia de Lisboa, Fundação da Juventude, Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), estando apto a receber e a disponibilizar apoio a candidatos na área do Turismo, Ciências Documentais (variante de Arquivo), Apoio à Infância, entre outros.

Os candidatos devem demonstrar interesse pelo trabalho museológico, ter conhecimento de línguas, conhecimentos de informática na ótica do utilizador, boa capacidade de comunicação e escrita, revelar organização e aptidão para trabalhar em equipa.

O principal objetivo do estágio é proporcionar aos jovens um aprofundamento dos seus conhecimentos através do contexto real de funcionamento do Museu, tornando-se uma oportunidade marcante para a valorização das suas competências.

Maria José Marques, voluntária, à entrada da exposição permanente do Museu. A participação na dinamização de grupos escolares e/ou oficinas pedagógicas do Museu é uma das principais funções dos estagiários.