Capela

A capela  — ou oratório — não é, no presente, espaço de culto, mas continua a expor obras artísticas relacionadas com a devoção cristã. Diretamente ligada à Sala Dourada, é, hoje, um espaço de visita.

Nesta capela foram batizados os filhos dos príncipes D. Carlos e D. Amélia, no período em que viveram no Palácio de Belém, tendo sido, o mais novo, D. Manuel, o último Rei de Portugal. Também o segundo filho do Presidente António Ramalho Eanes aqui recebeu o mesmo sacramento, em 1977.

No âmbito de uma grande remodelação, já no início deste século, o Presidente Jorge Sampaio convidou a pintora Paula Rego a pensar e produzir um trabalho artístico para a capela. Dessa encomenda resultou o Ciclo da Vida da Virgem Maria: oito quadros, a lápis pastel, que retratam os momentos mais importantes de Maria, e que a artista ofereceu ao Palácio de Belém. A contemporaneidade do ciclo da Virgem convive com outras peças de matriz cristã, de séculos anteriores, como a Virgem do Leite e as Santas Mães, esculturas coimbrãs, ou a Adoração dos Pastores, do pintor André Reinoso.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Quatro dos oito temas do «Ciclo da Vida da Virgem Maria», de Paula Rego. Da esquerda para a direita: «Anunciação», «Natividade», «Adoração» e «Purificação no Templo». A Capela do Palácio de Belém. No altar, a «Adoração dos Pastores», de André Reinoso; nas paredes laterais, o «Ciclo da Vida da Virgem», de Paula Rego. Quatro dos oito temas do «Ciclo da Vida da Virgem Maria», de Paula Rego. Da esquerda para a direita: «Fuga para o Egito», «Lamentação aos pés da Cruz», «Pietà» e «Assunção».